O vendedor que fala “pronto”

Quando você está dentro de um avião com pára-quedas nas costas, e o piloto fala “pronto”, o que você faz? Quando o cozinheiro põe o prato principal na mesa em que você está e diz “pronto”, o que você faz? Agora me responda: você sabe como falar “pronto” para os seus clientes?

Os publicitários, por exemplo, perceberam que existe um caminho de sucesso, que todo anúncio deve percorrer na cabeça de um leitor para que, ao final, ele tome alguma atitude e compre, e esta técnica também vale para você vendedor. Na propaganda a técnica chama-se AIDA, uma sigla que significa:
1° Chamar a ATENÇÃO do leitor
2° Despertar o INTERESSE
3° Garantir o DESEJO
4° E o principal: fazer o cliente AGIR (AÇÃO)

Você percebe claramente esta questão do pedir ação quando navega na internet. Os sites criaram o fantástico hábito de colocar um botão reluzente, cheio de efeitos, que fica piscando sem parar e que só falta ter uma mão e te acenar com um tchauzinho, este botão tem as palavras “clique aqui”.

A ação é o momento mais importante em qualquer meio de venda, é quando o cliente pega a caneta e assina o contrato. E assim como acontece no marketing direto, você vendedor precisa fazer o cliente agir depressa, ou como dizia o escritor John Caples, dar razões para que ele haja de pressa. O próprio John Caples em seu livro “Como fazer a propaganda fazer dinheiro” recomenda algumas palavras, que você pode utilizar, por exemplo, quando for enviar suas propostas via e-mail. Veja algumas delas:
Responda agora
Não espere
Faça o pedido agora
Faça o pedido hoje
Seja o primeiro
Envie depressa seu nome para receber detalhes
Faça o pedido agora, pague mais tarde
A demora pode trazer prejuízos
Não deixe para depois
Peça hoje mesmo
Última oportunidade
Enquanto durar o estoque
O preço vai subir
Estoque limitado
Comece hoje

Isto pode parecer óbvio para você vendedor, mas acredite, vendas são perdidas porque muitos vendedores não sabem dizer “pronto” para seus clientes. O vendedor perde o “time” do processo de convencimento e fala mais do que o necessário, desestimulando o cliente, quando simplesmente deveria parar, pegar caneta e mostrar para seu cliente o que fazer, dizendo “assine aqui”. É como diz a frase “é preciso dobrar o ferro quando ele está quente”.

Novamente os publicitários usam uma técnica muito bacana para descobrir se estão pedindo ação ou não. Depois de lerem um anúncio que acabaram de criar eles se perguntam “tá, e o que eu faço agora?”. Se o anúncio não deixar claro o que o leitor deve fazer para comprar o que está sendo anunciado, o leitor vai ter dificuldade em tomar alguma ação e vai virar a página sem fazer nada. E a empresa anunciante, não vai vender.

Então assim como o pára-quedista sabe o momento de pular, o cliente de um restaurante sabe o momento de começar a degustar, você pode usar em suas vendas as técnicas acima para ajudar o seu cliente a identificar claramente o momento certo de comprar de você, de agir, de assinar o seu contrato.

Então não perca o “time”, peça ação em suas vendas utilizando as técnicas da propaganda, da internet ou do marketing direto.

E boas vendas!

Marlus Jungton
O publicitário vendedor



.

2 comentários:

  1. Caro Jungtong:

    Gostei do blog. Esses temas que está trabalhando são bem legais, principalmente pela informalidade que estão sendo tratados. E digo mais, leve isso adiante, poste com mais frequencia e sugira aos responsáveis hospedá-lo no portal da VM.
    Acho que uma seção de blogs cairia muito bem lá.
    E o publicitário vendedor pode ser um bom começo!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos do Blog !

    Aproveito este contato para compartilhar com todos algo muito importante.

    Quero apresentar para vocês um sistema que me indicaram e que já estou obtendo resultados.Se vocês estão desempregados,não se preocupem,esta será uma boa oportunidade para vocês evoluirem....Se vocês estão empregados,porém,não estão felizes com o salário que estão recebendo,não tem problema,pois esta será a chance de vocês terem o salário que sempre quiseram....

    Gostariam de saber como estou aumentando meus ganhos no mês trabalhando em casa pela internet ?

    Acessem:

    www.frpromotora.com/marceloluiz91945

    Nome e Código: Marcelo Luiz 91945

    Qualquer dúvida sobre a proposta,me mandem um e-mail: divulgadormarcelo.frpromotora@gmail.com

    FR Promotora - Desde 1998 Apresentando Soluções Financeiras

    CNPJ: 02.773.549/0001-44

    Abraços !!!

    ResponderExcluir